Uma dorzinha aqui, outra ali… isso acaba incomodando, não é mesmo? Principalmente aquela dor chata nas costas. É muito comum a dor na lombar no ciclismo, principalmente quando o ciclista ignora alguns cuidados importantes. 

Essa dorzinha chata no “lombo”, que incomoda bastante, é conhecida como lombalgia. Ela ataca a região lombar formada por vértebras (ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. 

Ou seja, uma região responsável por grande parte dos movimentos do nosso corpo. Por ter uma grande responsabilidade na locomoção, precisamos ficar atentos aos cuidados para prevenir possíveis dores nessa área.

Por isso, confira dicas importantes para prevenir a dor lombar no ciclismo, para você curtir o pedal tranquilamente.Bora lá?

Quais as causas da dor na lombar no ciclismo?

 A verdade é que a dor lombar pode afetar a vida de qualquer pessoa, principalmente as que estão ligadas diretamente a algum tipo de exercício.

No caso dos ciclistas, essa dor é bem comum, e pode ser causada por diversos motivos, entre eles: 

Causas físicas

A postura inadequada e a falta de condicionamento são as principais causas físicas que levam a dor lombar. Veja porque: 

  • A má postura sobrecarrega a região, ocasionando a dor;
  • A falta de condicionamento deixa os músculos fracos. Ou seja, não estão preparados para suportar a carga exigida ao pedalar.

lém desses motivos, as dores na lombar podem ser causadas por outros fatores que normalmente o ciclista já possui, como a hérnia, por exemplo. 

Causas mecânicas

Muitos ciclistas sentem a necessidade de levar diversos itens para o pedal, gerando um grande peso para ser carregado. No entanto, esse peso pode ser prejudicial a sua saúde, capaz de provocar uma lombalgia

Outro fator ligado as dores na lombar é a bike desalinhada ao seu biotipo. Já comentamos aqui no blog sobre a importância de ter uma bike sob medida, melhorando o seu conforto e performance no pedal. 

Como prevenir a lombalgia?

Separamos algumas dicas para você se prevenir e evitar as dores na lombar. Assim você não perde tempo parado em casa e pode curtir o pedal sem preocupação! 

#1 Faça o bike Fit

O Bike fit nada mais é que um ajuste ergométrico para gerar maior sintonia entre o ciclista e a bicicleta. Assim, é possível ter um melhor aproveitamento, aumento na performance e mais qualidade no quesito conforto. 

Como cada ciclista tem um biotipo específico, realizando o bike fit é possível realizar os ajustes corretos e necessários, evitando a lombalgia e demais lesões. 

#2 Revise os equipamentos da mochila

Quase sempre a mochila é uma aliada nos roles. Por isso, é importante revisar e entender o que de fato é necessário levar. 

Por exemplo, existem equipamentos de segurança que são indispensáveis no pedal, entretanto, outros itens como ferramentas pesadas e que não são essenciais podem ficar de fora. 

Uma dica para distribuir bem o peso é dividir os itens entre a mochila que você vai carregar nas costas e, caso tenha, a mochila bolsa de selim onde é possível levar alguns itens menores. 

#3 Pratique exercícios de fortalecimento

Faça exercícios de fortalecimento para os músculos da região lombar. Assim, seus músculos vão se desenvolvendo, para conseguir suportar uma sobrecarga maior, tornando-se mais resistentes e diminuindo as chances de lesões. 

Existem alguns exercícios específicos para essa região, para isso, procure um profissional para te orientar. 

#4 Realize alongamentos diários

Os alongamentos são essenciais para preparar o corpo para o gasto de energia. Praticando diariamente, você melhora a irrigação sanguínea, amplia a flexibilidade e ativa a musculatura. Veja em nosso blog os alongamentos indicados para ciclistas.  

#5 Perceba sua rotina no dia a dia

Em alguns casos, acreditamos que a dor na lombar está relacionada apenas ao ciclismo, mas ela pode ser desenvolvida através de outras práticas do dia a dia. 

Por exemplo, ficar na mesma posição durante muito tempo, pode levar a lombalgia. 

Outro fator que pode acarretar, é sentar com a postura incorreta. Ou seja, de forma que as costas não fiquem totalmente apoiadas e retas no encosto. 

Simples mudanças no dia a dia trazem um grande impacto para evitar as lesões.

Já estou com dores na lombar, o que fazer?

Se você sentiu a dor na lombar durante o pedal, tente se alongar em cima da bike mesmo, para aliviar e, assim que conseguir, pare por um instante e faça o alongamento com calma. 

Se a dor persistir, o recomendado é buscar ajuda profissional. Dessa forma, ele poderá te acompanhar e entender em qual nível está a lesão, orientando sobre os cuidados. Existem tratamentos feitos por meio da medicação ou até mesmo com exercícios, apenas o médico dirá qual é o mais adequado.

Agora que você já sabe como se prevenir contra a dor na lombar no ciclismo, aproveite e compartilhe este post, mais alguém pode estar sofrendo com as dores nas costas.  

Fonte: TheBikeCulture

Siga o CAC- Centro de Apoio ao Ciclista no instagram.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.