O maior feito do ciclista noturno é se fazer ser visto, mas também ouvido. Afinal, qualquer pedalada a noite traz mais riscos ao ciclista. Portanto, é essencial que você mostre sua luz e som próprios, ou quase isso, naquele rolê noturno.

Brincadeiras à parte, separamos alguns itens que podem evitar acidentes com pedestres e outros ciclistas, e salvar sua pele diante de motoristas desatentos. Confira, mas sempre com atenção e cuidado! 

Sinalizador Traseiro

Por determinação do Código Brasileiro de Trânsito, é obrigatório o uso de faróis e sinalizadores em bicicletas. Porém, hoje, os sinalizadores traseiros não se limitam a refletir o farol dos carros e, sim, produzem luz vermelha própria por meio de pilhas ou baterias recarregáveis. São feitos em LED e têm funcionamento intermitente (piscando), em alta ou baixa luminosidade.

Farol

Fundamental para enxergar o caminho a sua frente. Atualmente, temos 3 tipos de faróis mais comuns: lâmpada LED, lâmpada halógena e faróis embutidos conectados a dínamos, que transformam o esforço do ciclista em energia. E lembre-se que, quanta maior a velocidade da sua pedalada, maior deve ser a potência da lâmpada.

Trajes Refletivos

Coletes, camisetas e calças com faixas refletivas aumentam sua segurança no pedal noturno. Podem ser feitos com lona, algodão ou 100% poliéster. Mas além do material utilizado, hoje, fabricantes já investem em peças de roupa refletivas mais estilosas, com cortes e acabamentos sofisticados. E lembre-se de conferir se as faixas refletivas são aprovadas pelo INMETRO.

Buzina

Se as luzes não funcionarem, faça barulho! Existem vários tipos de buzinas por aí, mas escolha por uma barulhenta, seja ela campainha, sino, trim trim ou a nostálgica buzina de ar, como as estilo trombone. 

Óculos 

Escolha por exemplares com lentes amareladas, próprias para situações com pouca luz. No geral, os modelos têm armações de acetato e lentes de policarbonato, mas existem também opções em acrílico. Hastes emborrachadas ou com grip são as mais indicadas, pois evitam a queda.

Rota

Tente escolher uma rota que você conheça bem, evitando pistas com muitas curvas onde você corre o risco de ser surpreendido com buracos e de não ser visto por outros usuários da estrada. Se você estiver familiarizado com a rota, há uma boa chance de saber onde estão todos os buracos.Se for treinar a noite procure um parceiro para que você não fique sozinho. Além de ser bem mais motivador treinar com um amigo é muito mais seguro também.

Ferramenta

Lembre-se de levar suas ferramentas, kit remendo e câmera reserva – pedalar no escuro pode esconder perigos como buracos e cacos de vidro que podem causar furos ou outros problemas mecânicos. Não assuma que você foi visto pelos outros usuários da estrada. Olhe por cima do ombro para verificar a proximidade de veículos que passam por você e sinalize qualquer mudança de sentido.

Fone de Ouvido

Quem pedala pelas ruas deve estar sempre atento aos sons do ambiente. Carro chegando, pedestres, buzinas… tudo isso ajuda e aumenta a segurança do ciclista. Sendo assim, recomendamos há não utilização de fone de ouvido enquanto pedala.

Fonte: praquempedala | terra

Siga o CAC - Centro de Apoio ao Ciclista nas redes sociais.


 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.