Pela primeira vez, em 121 anos de história, um ciclista africano negro vence uma etapa do Tour de France e um equatoriano usa a camisa amarela.
A 111ª edição do Tour de France começou no último sábado e podemos afirmar que ela já é histórica, com momentos espetaculares nas primeiras etapas como a quebra da hegemonia branca europeia no pódio. Além disso, por conta dos Jogos Olímpicos de Paris, a chegada da prova será em Nice e não em Paris, como manda a tradição. E também, pela primeira vez na história, a largada do Tour foi na Itália, na cidade de Florença.
A largada em Florença foi usada para render homenagens ao ciclista herói da cidade: Gino Bartali. Para além de suas conquistas como atleta - foi tricampeão do Giro d´Italia e bicampeão do Tour de France - seu maior feito foi arriscar a própria vida para salvar centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Entre 1943 e 1945, com a desculpa de que estava treinando, Gino pedalava centenas de quilômetros levando documentos de identidade falsos para serem entregues aos judeus refugiados e ajudá-los a escapar do norte da Itália, controlado pelos nazistas.
A terceira etapa do TdF, que aconteceu ontem, teve dois acontecimentos importantes. O eritreu Biniam Girmay (Intermarché - Wanty) se tornou o primeiro negro a vencer uma etapa do Tour. “Sempre sonhei em fazer parte do Tour de France. É inacreditável! Essa vitória é para todos os africanos”, disse Girmay emocionado.
E com o resultado da classificação geral de ontem, o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) também fez história ao se tornar o primeiro equatoriano a vestir a camisa amarela de líder no Tour. “Esta camisa representa muito, é uma recompensa. Poucos de nós conseguimos chegar a este nível no Equador, este resultado é importante para desenvolver o ciclismo no nosso país”, disse Carapaz.
O Tour de France termina em 21 de julho e, se continuar nesse ritmo, outras fortes emoções virão. Acompanhem a transmissão pelos canais ESPN (streaming pela Disney+), com narração de Renan do Couto e comentários de Celso Anderson.
Saiba mais sobre a vitória de Girmay: https://bit.ly/3VMP2js
A história de Gino Bartali: https://bit.ly/3XL4aQQ