O maior feito do ciclista noturno é se fazer ser visto, mas também ouvido. Afinal, qualquer pedalada a noite traz mais riscos ao ciclista. Portanto, é essencial que você mostre sua luz e som próprios, ou quase isso, naquele rolê noturno.
Brincadeiras à parte, separamos alguns itens que podem evitar acidentes com pedestres e outros ciclistas, e salvar sua pele diante de motoristas desatentos. Confira, mas sempre com atenção e cuidado!
Fundamental para enxergar o caminho a sua frente. Atualmente, temos 3 tipos de faróis mais comuns: lâmpada LED, lâmpada halógena e faróis embutidos conectados a dínamos, que transformam o esforço do ciclista em energia. E lembre-se que, quanta maior a velocidade da sua pedalada, maior deve ser a potência da lâmpada.
Se as luzes não funcionarem, faça barulho! Existem vários tipos de buzinas por aí, mas escolha por uma barulhenta, seja ela campainha, sino, trim trim ou a nostálgica buzina de ar, como as estilo trombone.
Escolha por exemplares com lentes amareladas, próprias para situações com pouca luz. No geral, os modelos têm armações de acetato e lentes de policarbonato, mas existem também opções em acrílico. Hastes emborrachadas ou com grip são as mais indicadas, pois evitam a queda.
Tente escolher uma rota que você conheça bem, evitando pistas com muitas curvas onde você corre o risco de ser surpreendido com buracos e de não ser visto por outros usuários da estrada. Se você estiver familiarizado com a rota, há uma boa chance de saber onde estão todos os buracos.Se for treinar a noite procure um parceiro para que você não fique sozinho. Além de ser bem mais motivador treinar com um amigo é muito mais seguro também.
Lembre-se de levar suas ferramentas, kit remendo e câmera reserva – pedalar no escuro pode esconder perigos como buracos e cacos de vidro que podem causar furos ou outros problemas mecânicos. Não assuma que você foi visto pelos outros usuários da estrada. Olhe por cima do ombro para verificar a proximidade de veículos que passam por você e sinalize qualquer mudança de sentido.
Fonte: praquempedala | terra
Siga o CAC - Centro de Apoio ao Ciclista nas redes sociais.